cpmaffiliation 728 x 90

NO PIAUÍ, SERRA DA CAPIVARA GUARDA O MAIOR TESOURO ARQUEOLÓGICO DO BRASIL

...

Parecia um tour exclusivo. Em abril, a reportagem visitou durante quatro dias o parque nacional da serra da Capivara, no Piauí, e só cruzou com um turista (isso mesmo, no singular) uma vez. 


Sorte? Não exatamente. Essa época é considerada baixa temporada e, além disso, eram dias de semana. Dados oficiais, no entanto, mostram que a visitação ainda é baixa. 

Em 2012, 11.655 pessoas passaram pelo parque, sendo estudantes da região a maior parte delas. Vindos de fora do Nordeste, foram apenas 1.500 visitantes. 

Para efeito de comparação, o sítio arqueológico de Tulum, no México, também de grande importância histórica, recebeu 1,2 milhão de visitantes no mesmo período. 

Serra da Capivara 

Por que, afinal, é tão baixa a visitação à mais relevante área arqueológica do Brasil? 

A principal hipótese é a dificuldade de acesso para quem vem de fora do Piauí. De São Paulo, o viajante precisa combinar trecho aéreo com escala e estrada, num total de dez horas de viagem. 

Não é fácil chegar, mas quem se aventura raramente se arrepende desta viagem à Pré­História. 

Estudos apontam a presença do homem há cerca de 50 mil anos. Os vestígios são resultado de escavações lideradas pela arqueóloga Niède Guidon na década de 70, quando foram encontradas ferramentas que evidenciaram a presença mais antiga do homem nas Américas. 

Desde então polêmicos, os trabalhos ganharam maior aceitação décadas depois, durante apresentação em um simpósio no Piauí em 2006. 

Formado por quatro serras, o parque tem como cartão­postal o sítio Boqueirão da Pedra Furada, com mais de mil pinturas rupestres. Estão ali, a poucos metros da parada de carro. Acesso facílimo. 

Mas nem tudo é sombra, água fresca e trilhas planas. Para ver algumas das pinturas rupestres descritas nesta edição, será preciso encarar o calor de até 45oC e subir em paredões íngremes. 

Em suma, é preciso suar a camisa.

http://www1.folha.uol.com.br/turismo/2013/05/1275141-no-piaui-serra-da-capivara-guarda-o-maior-tesouro-arqueologico-do-brasil.shtml