cpmaffiliation 728 x 90

O BOOM DO SETOR HOTELEIRO NO PIAUÍ


O Piauí cresce em ritmo acelerado. O desenvolvimento econômico atual é o maior da última década no Estado, sendo comparado ao de poucos estados do país. A capital Teresina tem posição geográfica estratégica, o que, desde a colonização, favorece o intercâmbio negocial, já que a cidade é rota de passagem para comerciantes, sendo cortada por dois rios e fazendo divisa com o Maranhão.


Contudo, nos últimos anos, o crescimento econômico tem atingido níveis tão satisfatórios que, além de passarem por Teresina, os comerciantes têm elegido a capital do Piauí como destino para fechar negócios ou participar de eventos que congregam empreendedores e seus representantes. Daí o marco econômico vivido pela “cidade verde”, principalmente em função do crescimento do turismo e, em especial, do turismo de negócios, sendo polo para a realização de eventos de todas as escalas e de todas as áreas.



Alguns dados demonstram que o maior movimento dos viajantes que se hospedam na capital da chapada do corisco acontece nos dias de semana, justamente para a participação em eventos ou fechamento de acordos comerciais dos mais diversos segmentos de negócios. Tanto é que, nos finais de semana, a taxa de hospedagem nos hotéis da cidade cai 20%, segundo a Secretaria de Turismo do Estado do Piauí.

De acordo com a APAD – Associação Piauiense de Atacadistas e Distribuidores –, grande parte das pessoas que ocupam os leitos dos hotéis de Teresina são representantes comerciais de distribuidoras. Esse é o cotidiano da cidade, ou seja, acontece sempre, mesmo quando não há grandes eventos com participação de empreendedores de outros estados. Os números são correspondentes ao desenvolvimento da economia do Piauí e à multiplicação de grandes conglomerados empresariais.

Dados da SETUR revelam que, nos últimos 10 anos, o setor hoteleiro cresceu mais de 100% para absorver esta demanda turística. Antes, eram 650 leitos. Hoje, são 1.400, entre hotéis e pousadas oficialmente registrados. Este número tende a aumentar ainda mais, segundo os empresários do setor hoteleiro, que já se preparam para investir em novas opções de hospedagem.

Alguns já saíram na frente, como é o caso do Grupo Arrey, que é um dos pioneiros dentro desse contexto do crescimento do mercado hoteleiro, o qual está em ascensão no Piauí. O Grupo conta com dois hotéis voltados para receber empresários, homens e mulheres de negócios: o Fórmula Flat e o Rio Poty Flat. Agora, lança o maior hotel do Estado, o Gran Hotel Arrey.

O novo empreendimento está localizado em área privilegiada e estratégica, na zona leste de Teresina, região onde é realizada a maioria dos eventos na cidade. O Gran Hotel tem projeto assinado pelo renomado arquiteto Ricardo Roque. Funcional e confortável, conta com 200 apartamentos, uma moderna academia, a Sport Arrey, e a cozinha internacional do Restaurante Barcelona, que, além de atender a públicos diferentes, pode servir de cenário para a conclusão de negócios de uma maneira mais informal, como um almoço ou um jantar, por exemplo. Já a academia é bem-vinda não apenas aos empresários que não podem ficar longe da atividade física, mas também aos moradores da região, pois, assim como o restaurante, é também aberta ao público. Não se pode investir em turismo esquecendo-se da região onde se localiza o investimento.

No Gran Hotel, é possível encontrar, ainda, American Bar, piscina com hidromassagem, massoterapia e um gigantesco Centro de Eventos com capacidade para 1.500 pessoas. O empreendimento vai gerar mais de 70 empregos diretos.

Sediado em Teresina, o Grupo Arrey é considerado um exemplo de empreendimento que contribui para esta década de crescimento econômico que o Piauí experimenta. Nascido há 20 anos, o Grupo empresarial é composto das empresas Distribuidora Don Manuel Ltda., Euroalimentos Ltda., Eurobrasil Crustáceos, Europa Incorporadora, Curtume Europa e da rede de hotéis Arrey Hotels. Além disso, estão em andamento os projetos de dois novos hotéis, um na cidade de Itaueira, no interior do Piauí, e o Hotel Express, também para executivos de negócios, na capital. Juntos, os empreendimentos somam 600 empregos diretos.

A empresa Europa Investimentos Ltda., proprietária do Hotel Fórmula Flat e sócia majoritária do Hotel Executive Flat Rio Poty, deu origem ao Grupo. Ela é comandada pelo empresário espanhol e Cônsul da Espanha no Estado do Piauí, Manuel Arrey Oliver, e pelo seu filho, Josep Arrey, com recursos adquiridos através de atividades nas áreas de construção civil, imobiliária, industrial e hoteleira. Trata-se, portanto, de um empreendimento que atua em diversas áreas, o que respalda a influência no crescimento da economia estadual.

A Europa Investimentos Ltda. tornou-se a empresa controladora do Grupo na medida em que direcionou seus resultados e converteu ativos para o investimento nas demais empresas. Adquiriu primeiramente, no ano de 2000, a participação de 70% do Hotel Executive Flat. Após aquisição de experiência suficiente no ramo hoteleiro, executou a construção e instalação do Hotel Formula Flat, fundando no ano de 2007, bem como da Distribuidora Don Manuel Ltda. Mais recentemente, realizou a fundação da Euroalimentos Ltda. e a aquisição da Europa Incorporadora Ltda., construtora do mais inovador prédio comercial do Piauí, o "EuroBusiness", localizado em zona nobre de Teresina, além do próprio Edifício do Gran Hotel Arrey.

O empresário Manoel Arrey é possuidor de vasta experiência no ramo de distribuição de mercadorias e beneficiamento de castanhas de caju. As empresas Distribuidora Don Manuel Ltda. e Euroalimentos Ltda. são empresas sólidas e lucrativas que fortaleceram o crescimento do Grupo Arrey.

A missão do Grupo é atuar de forma responsável e eficaz, buscando a qualidade no fornecimento de seus produtos aos seus clientes nas diversas áreas em que desenvolve suas atividades, visando sempre ao bem estar de seus colaboradores. O Grupo Arrey é focado no objetivo de alcançar a rentabilidade necessária para a continuidade dos negócios, unindo serviços e produtos com demanda de mercado já conhecida com a experiência e os conhecimentos práticos de seus diretores.


.